Boas-vindas à Plataforma do Jovem Aprendiz Indígena

   

          O Programa Jovem Aprendiz, amparado pela Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, faz parte das ações de políticas públicas de inclusão social, via qualificação profissional.

          A partir de 2012, este programa foi implantado na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM/Saúde Indígena, porém, a oportunidade de colocação dos jovens no mercado de trabalho, não alcançava indígenas de contexto urbano e suas proximidades.

          Pensando nisso, os funcionários indígenas Awaé Trumai, Bruno Tserebutuwe Tserenhimi'rãmi e Jibran Yopopem Patté elaboraram  uma proposta para inserção deste grupo de jovens, a   qual foi acolhida pelo Diretor da SPDM/Saúde Indígena, Dr. Marcos Schaper dos    Santos Junior, tornando o projeto específico para contratação de jovens indígenas. Surge, então, o Projeto Jovem Aprendiz Indígena – PJAI.

          No ano de 2015, o PJAI foi executado com a contratação dos primeiros jovens indígenas, para atuarem no escritório da Saúde Indígena de  São  Paulo,  sendo:  01 Xavante,  01 Guarani,    01 Pankararé e 01 Waçu Cocal.

          Em 2017, houve um crescimento no número de contratados, somando 32 jovens em São Paulo e 04 no Mato Grosso. Esse aumento se deu pela ampla divulgação do projeto, a qual alcançou as lideranças, comunidades, associações e diversos grupos indígenas de contexto urbano.

 

Utilize este espaço para conhecer e trocar ideias com todos os participantes da Plataforma PJAI.

Clique no botão abaixo e conte-nos sobre você!

    Course categories